sexta-feira

Manuscrito

Suposta relíquia escrita num dialeto da língua falada por Jesus foi encontrada por policiais no Chipre
06 de fevereiro de 2009
Reuters
Um manuscrito escrito em siríaco, dialeto da língua nativa de Jesus Cristo, foi encontrado no norte do Chipre. Autoridades policiais acreditam que o documento seja uma versão antiga da Bíblia. As informações são da agência Reuters.
A antigüidade foi localizada numa batida policial que investigou uma suspeita de contrabando.
Segundo informações preliminares da polícia turco-cipriota, o documento poderia ter em torno de 2 mil anos. Os peritos têm dúvidas se a relíquia é verdadeira, o que a tornaria valiosa, ou se é falsa.
A obra apresenta trechos da Bíblia escrito em letras de ouro velino, além do desenho de uma árvore. Especialistas explicaram que o uso de caracteres dourados provavelmente datam de mais de dois mil anos. "Eu suspeito que tenha cerca de mil anos", disse o pesquisador Peter Williams, diretor da Tyndale House na Universidade de Cambridge.
Após análises de fotos, pesquisadores da Universidade de Cambridge disseram que o manuscrito poderia ter sido escrito mais tarde. "O dialeto siríaco que consta na obra possui uma forma que não se encontra antes do século 15", avaliaram.
Por outro lado, com base em apenas uma das fotos, os historiadores acreditam que o achado é ainda menos antigo, de meados do século 19, pois algumas palavras estão escritas em siríaco considerado moderno.
Redação Terra

Nenhum comentário: